A CARA DO BRASIL

Cartões CAIXA || ViajeAqui

Florianópolis-SC

Divulgação

Vista noturna de Floripa-SC

Uma das cidades mais visitadas da região Sul, Floripa combina os aspectos de uma agitada capital com a tranqüilidade típica das vilas de pescadores. A estrutura hoteleira é farta e variada, há praias para todos os gostos e, no quesito, gastronomia a cidade tem três especialidades: a tainha, servida assada ou grelhada; o camarão, branco ou rosa e preparado de diferentes maneiras; e a ostra (a capital catarinense é a maior produtora de ostras do país).

A Lagoa da Conceição, no centro, é o local mais badalado. Antes mesmo de chegar, do mirante que fica no morro, o visitante tem a certeza de que está diante de um dos mais belos cartões-postais do país. Além de acesso fácil para todas as praias, a lagoa concentra construções históricas e restaurantes com deques sobre o mar. Também chama a atenção em Floripa a quantidade de fortes, erguidos pelos portugueses no século 18. Vale conhecer os fortes São José da Ponta Grossa, com construções em platôs interligados por rampas e cercado de muralhas, e o Santa Cruz de Anhatomirim, que tem pórtico de entrada em estilo oriental e que só pode ser acessado por barco.

Outra característica da cidade, presente até mesmo no sotaque dos manezinhos (assim são chamados os nativos de Floripa), é a influência dos imigrantes que vieram do Arquipélago de Açores, no Atlântico Norte. Elas são mais intensas no casario das vilas Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha e também podem ser conhecidas no Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral. Mantido com o apoio do Programa CAIXA de Adoção de Entidades Culturais, o local dedica-se ao estudo sociocultural da região a partir de um vasto acervo que reúne documentos e peças sobre arqueologia, etnologia indígena e cultura popular.

Anote aí

Forte Santa Cruz de Anhatomirim – Acesso de barco, a partir de escunas que saem do Centro e de Canasvieiras. Tel.: (48) 3331-6714

Forte São José da Ponta Grossa – Praia do Forte. Tel.: (48) 3331-9344

Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral – Campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Tel.: (48) 3721-9325

Imprimir Ouça o podcast deste destino
Comente

Comente

  Fechar

Cadastre-se

 

Login

Para postar um comentário no canal especial CAIXA - A Cara do Brasil, informe seu e-mail e sua senha de acesso. Se você não é cadastrado, por favor, clique aqui.

 
Fechar

Fale Conosco

Fechar As mensagens enviadas por este formulário serão recebidas pela equipe de Projetos Especiais do Núcleo de Turismo da Editora Abril. Para falar com a CAIXA, clique aqui